Vale Social IPE Rede Comunitária

A REDE COMUNITÁRIA NAS COMUNIDADES DO PEDREGAL E NA VILA BOA ESPERANÇA

Um dos alicerces da REDE COMUNITÁRIA-IPE SOCIAL foi a criação do “Vale Social IPE” que circula dentro de espaços delimitados pelo projeto.

O vale social IPE tem como público-alvo as famílias de baixa renda, residentes nessas Comunidades, que apresentem reconhecida vulnerabilidade econômica e social.  O vale social IPE foi criado para que a comunidade local possa adquirir produtos e serviços dentro da comunidade

As atividades deste projeto iniciaram na Comunidade do Pedregal e da Vila, onde em comum acordo com empreendedores locais, comércios, pessoas em situação de vulnerabilidade social,  famílias previamente selecionadas foram integradas  e a circulação do Vale Social IPE já é uma realidade e conta com parceiros locais.

Empreendedores apoiadores:

Pré-vestibular Comunitário IPE

O Curso Pré-vestibular Comunitário IPE, projeto social sem fins lucrativos vinculado ao Instituto IPE, é um curso comunitário preparatório para as provas dos principais vestibulares do Estado de Santa Catarina e do Exame Nacional do Ensino Médio, totalmente gratuito, construído a partir do trabalho voluntário de mais de 20 (vinte) professores (graduados e graduandos), monitores e colaboradores que acreditam na educação comunitária e que se unem com o mesmo propósito de transformar a realidade social de jovens através da educação.

Nosso público-alvo são jovens formados e alunos do ensino médio da rede pública de ensino ou da rede privada com auxílio de bolsa integral, residentes no município de São José, que apresentem reconhecida vulnerabilidade econômica e social e que, por essa razão, não possuem condições financeiras de potencializar seus conhecimentos através de cursos preparatórios para se sobressaírem nos concorridos vestibulares e, assim, ingressar nas universidades públicas.

Acreditamos que a educação tem um papel imprescindível na transformação das pessoas e, consequentemente, da sociedade. Nesse sentido, com a força e engajamento de um trabalho coletivo, propomos uma atuação social levando educação de qualidade para jovens que desejam um lugar na universidade e que, mais que isso, objetivam romper as barreiras do dia-a-dia para alcançar o sonho da formação superior.

Contato:

Feira de Artesãos

A Feira de Artesãos tem como objetivo de reunir alguns dos Artesãos da nossa Comunidade, disponibilizando um local fixo de atendimento em horário comercial, para expor e vender seus trabalhos.

O Artesão é um trabalhador que realiza seu ofício manualmente, geralmente trabalhando como autônomo, ele trabalha muitas vezes junto com sua família e na própria casa. Seu trabalho depende de talentos gerados por práticas manuais.

Muitas famílias pelo mundo vivem do trabalho artesanal, o que dá uma significativa importância do ponto de vista social e cultural, pois geram renda para suas famílias e preservam seus costumes.

O artesanato, além de ser uma atividade econômica diretamente relacionada com a identidade e cultura local, apresenta uma grande importância na geração de renda e na qualidade de vida dos moradores da Comunidade.

Na singularidade de seus esforços, as Artesãs da Feira tem como missão executar o seu ofício com criatividade e inspiração, para que seus clientes levem para casa um trabalho único e belo, feito com amor.

Hoje temos 13 artesãos que atendem na feira, em turnos alternados, de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 18:00 horas. Nos Sábados os atendimentos são das 9h ás 13h. Estamos na Rua Tenente Coronel Dionísio Cardoso, 84 no Bairro Jardim Cidade de Florianópolis.

Reciclagem Vitória

 

Foi lançado em Agosto de 2020 o Projeto Rede Comunitária, Economia Solidária, nas comunidades do Pedregal e da Vila Boa Esperança, o sucesso do nosso projeto será por meio de ações que vão ser implantadas com o objetivo de fazer com que o Vale Social IPE circule dentro das comunidades. Dessa forma foi lançada a campanha de material reciclável.

Todo material coletado é vendido para a moradora da comunidade Greice que paga em reais o kilo do material.

Contato: 

 

 

 

Tecendo Vidas

 

No ano de 2015, surgiu a grande ideia de ter uma atividade em que envolvesse as crianças e os adolescentes pertencentes à Comunidade Solimar, em Barreiros, São José.  O que levou a pensar esta atividade foi resgatar as crianças da comunidade, as quais estavam vulneráveis às condições precárias. Deste modo, surge um grupo de pessoas animadas em colaborar e contribuir para que estas crianças, adolescentes e jovens tivessem uma perspectiva de vida saudável, uma nova visão no horizonte. O objetivo central do Projeto Tecendo Vidas é estimular os adolescentes e jovens da Comunidade Solimar a crescerem de forma integral, abrindo perspectivas de vida com horizontes de estudos e trabalho, fornecendo novas possibilidades.

O projeto é realizado com encontros mensais de 2 horas, desde março de 2016. Nestes encontros, utilizam-se aulas expositivas com diálogos e também inúmeras dinâmicas pedagógicas conforme cada tema em que vai sendo trabalhado. As atividades têm como metodologias: o teatro, as técnicas de relax, mentalizações de objetivos e diversas outras atividades extra sala. Para o ano de 2021, vamos estender esse projeto para as Comunidades do Pedregal e Vila Boa Esperança.

Contato: 

Grupo Escoteiro Nhandé Rovái

Na comunidade do Pedregal está a sede do Grupo Escoteiro Nhandé Rovái. Os escoteiros se reúnem todos os sábados, na sede do Instituto IPE, e realizam muitas atividades legais como jogos, acampamentos, trilhas e muito contato com a natureza. Os escoteiros valorizam amizade e com eles você pode aprender coisas novas para a sua vida.

Meninas e meninos podem participar do Grupo Escoteiro de nossa comunidade, basta ter a idade mínima de seis anos. As atividades são divididas por idade: lobinhos de 6 a 10 anos, escoteiros de 11 a 14 anos, sênior de 15 a 17 anos e pioneiros de 18 a 21 anos. Se você já tem mais de 21 anos, pode ser um adulto GRUPO ESCOTEIRO NHANDÉ ROVÁI voluntário, é uma forma de colaborar com as crianças e jovens de nosso bairro.

Venha conosco viver essa linda aventura e ser membro desse movimento que reúne mais de 54 milhões de pessoas em todo o mundo. Quer conhecer mais? Acesse nossas redes sociais: Facebook e Instagram – @nhanderovai ou então dá um pulo na sede do Instituto IPE, ali na Rua João Paulo Gaspar e conversa com a Célia que também faz parte do Grupo Nhandé Rovai.

Outros  projetos do Instituto IPE: