Este pilar destaca-se por ter forte impacto sobre as condições de vida e bem-estar das comunidades atendidas diretamente pelo IPE. Sabemos que a saúde é um bem público, um direito social, e elemento estruturante do Estado de Bem-Estar Social brasileiro — uma vez que a universalização desses direitos foi determinada na Constituição de 1988. 

No item oito do estatuto IPE encontramos: “promoção gratuita da saúde, observando-se a forma complementar de participação das organizações e entidades ligadas à saúde pública.” Ciente do seu papel social, o IPE entende que é necessário acionar mecanismos que visem à criação ou recriação de um novo modelo de promover saúde, através da prevenção e de terapias inovadoras e importantes para a saúde das pessoas.

As atividades deste pilar são:

  • Desenvolvimento social da saúde – Atividades Preventivas e Educacionais: Estas atividades educacionais podem vir a ser ministradas pelo IPE: Saúde bucal, Saúde do homem, Saúde da mulher, Saúde e Segurança alimentar, Tabagismo, Políticas integrativas, Saúde mental, Nutrição, entre outras atividades preventivas necessárias dentro do campo da saúde.
  • Desenvolvimento social da saúde – Espaço Terapêutico: São desenvolvidos atendimentos com cerca de 30 profissionais. Eles atuam nas diversas áreas de terapias para saúde física, psicológica e mental da comunidade em geral. Dentro deste espaço temos ainda grupos de cultivo e fitoterapia.