Rede Comunitária, Economia Solidária

Vinculada ao Instituto José Berkenbrock, a “Rede Comunitária, Economia Solidária” funciona como um sistema de colaboração entre a instituição, os comerciantes do Pedregal e da Vila Boa Esperança (comunidades no bairro Ipiranga, em São José/SC) e os habitantes locais.

Um dos alicerces desse projeto é o “Vale Social IPE”, moeda social que circula dentro de espaços delimitados pela organização.

 

Vale Social IPE

Criado em 2020, o Vale Social IPE é uma moeda complementar ao Real. Cada unidade equivale a R$2,00. Funciona como dinheiro normal, com a diferença de que só pode ser gasto em serviços e comércios cadastrados pela Rede Comunitária. Dessa forma, ao adquirir a moeda, o indivíduo é levado a frequentar estabelecimentos locais, mantendo a economia do Pedregal em movimento. O IPE pode também ser trocado nas diversas feiras, bazares e bingos organizados pelo Instituto José Berkenbrock.

Além de fortalecer a economia comunitária, através de ajuda mútua, os envolvidos acabam ajudando pessoas em vulnerabilidade social. Na inauguração do projeto, foram distribuídos 100 vales a 20 famílias carentes das comunidades josefenses Pedregal e Vila Boa Esperança.

O Vale Social IPE tem como público-alvo as famílias de baixa renda, residentes nessas comunidades, que apresentem reconhecida vulnerabilidade econômica e social.

 

Empreendedores apoiadores:

 

Campanhas sustentáveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentre os vários meios de incentivo à utilização do Vale Social IPE, estão campanhas sustentáveis de coleta do óleo de cozinha usado e a separação de materiais recicláveis. O Instituto José Berkenbrock (IPE) compra esses resíduos de famílias locais com o Vale e ainda promove a conscientização ambiental na região. Todo material coletado é revendido a uma moradora da comunidade, Greice, que paga em reais o preço por quilograma (kg).