Conheça o IPE

O Instituto José Berkenbrock (IPE) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer e colaborar com a vida comunitária, especialmente dos bairros Ipiranga (comunidade do Pedregal e Vila Boa Esperança) e Jardim Cidade.

 

Criado em 2016, no município de São José (SC), o IPE realiza projetos e ações de desenvolvimento sócio-humanitário, através da Rede Comunitária IPE. Também oferece cursos e oficinas educacionais e profissionalizantes, além de atividades culturais, esportivas e de socialização.

 

Dentro de suas instalações, o Instituto José Berkenbrock possui um Espaço Terapêutico, no qual  oferece  tratamentos e terapias a um preço acessível para a população. Para manter seus projetos e iniciativas, o IPE organiza bazares, feiras, bingos e rifas.

 

Como o meio ambiente é uma das preocupações do Instituto, são promovidos workshops de conscientização sustentável, ambiental e ainda para a área da saúde. Também são realizados serviços de coleta de materiais não-biodegradáveis, recicláveis e óleo de cozinha usado.

 

 

Nossa Trajetória

Tudo nasceu de um sonho. Uma ideia de Alceoni Berkenbrock, então padre em São José, na Grande Florianópolis. Enquanto atuava na igreja, Alceoni percebeu que poderia contribuir, de outras maneiras, com a comunidade em que vivia  e passou a fazer trabalhos sociais. De alguma forma, ele sabia que aquilo tudo fazia parte de algo maior.

 

A iniciativa de criar uma ONG finalmente saiu do papel, depois de muito planejamento e diálogos com a população local e os apoiadores. Além disso, Alceoni contou com o apoio de sua família, que desde sempre esteve engajada em projetos sociais. Um dos que mais se envolveu foi seu pai, José Berkenbrock.

 

Hoje, o projeto consegue impactar a vida de diversas famílias nos bairros em que atua. Oferece cursos profissionalizantes, terapias e cursinhos pré-vestibular — serviços e oportunidades que a comunidade antes não tinha acesso.

 

Alceoni deixou o sacerdócio, mas o IPE segue crescendo. A sede no bairro Jardim Cidade foi completamente reformada e, além dela, o Instituto conta com uma filial na comunidade do Pedregal, ampliando a capacidade de atendimento à população. Para Alceoni, a instituição não apenas atingiu, como, também, superou seu objetivo.

 

Mas a história não acaba por aqui! Como Alceoni mesmo lembra, um dia uma criança lhe disse: Não vá embora, Padre. Ainda há um milhão de coisas para fazer.

 

 

Por que IPE?

No momento de seu lançamento, a organização carregava o nome “Instituto Pe. Alceoni Berkenbrock”, que instituiu a sigla IPE. A referência se deu ao fundador da instituição, o então padre Alceoni. Durante toda a sua caminhada, ele sempre esteve engajado em projetos sociais e buscava responder às diversas situações que se apresentavam no cotidiano das comunidades locais e na sociedade como um todo.

 

Em junho de 2020, José Berkenbrock, que sempre acreditou que o sonho do filho poderia transformar a realidade de diversas famílias, faleceu aos 88 anos. Em reconhecimento e gratidão a tudo que José fez para que o instituto se materializasse, Alceoni e os demais membros da coordenação decidiram alterar o nome da organização. Desta forma, o IPE passou a se chamar Instituto José Berkenbrock, uma homenagem a um homem que dedicou sua vida para ajudar o próximo.