O Programa Rede Comunitária IPE Social é um programa sem fins lucrativos vinculado ao Instituto José Berkenbrock (Instituto IPE), inscrito no CNPJ sob o nº. 27.257.227/0001-73, localizado na Rua Domingos Pedro Hermes, n. 347, Bairro Jardim Cidade de Florianópolis, São José/SC. Ele visa oferecer para a comunidade uma nova modalidade de serviços solidários, em rede, de natureza comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda com perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da economia solidária. Ele nasceu como um projeto elaborado e colocado em pratica e no mês de Agosto de 2021 se transformou num programa. Para fomentar esta prática foi criado este projeto IPE SOCIAL, com o “Vale Social IPE” que circula dentro de espaços delimitados. As atividades deste projeto iniciaram na Comunidade do Pedregal, onde em comum acordo com empreendedores locais, comércios, pessoas em situação de vulnerabilidade social, previamente selecionadas irão fazer parte da Rede Solidária IPE Social.

Como citado acima o público-alvo são famílias de baixa renda, residentes na localidade do Pedregal no Bairro Ipiranga, município de São José, que apresentem reconhecida vulnerabilidade econômica e social. O projeto nasce como uma rede de fomento para alavancar a economia do bairro e propiciar a geração de renda e produtividade na comunidade.

Sobre o Vale Social

O Vale Social IPE é um instrumento que regula as relações da Rede Comunitária IPE SOCIAL, permitindo a troca e oferta de serviços e produtos. Cada componente da Rede recebe uma quantidade de VALE SOCIAL IPE para estabelecer as relações na rede.

O VALE SOCIAL IPE corresponde a uma moeda e tem o mesmo valor do sistema financeiro nacional. Sendo que 1 VALE SOCIAL IPE corresponde a R$ 1,00 (um real). O VALE SOCIAL IPE, num primeiro momento, é impresso em nota no valor de 2 IPES, correspondendo R$ 2,00 (dois reais).

Os membros da Rede Comunitária IPE SOCIAL irão estabelecer suas trocas por meio do VALE SOCIAL IPE. A cada três meses, os membros da REDE SOCIAL IPE podem proceder sua troca pessoal do VALE SOCIAL IPE pela moeda nacional, o REAL.

O PROCIS

No dia 12 de Agosto de 2021 estabelecemos como marco da passagem do projeto para um Programa que amplia seu atendimento as famílias cadastradas na rede PROCIS. É importante ressaltar que os critérios de seleção e os valores da moeda social seguem sem alterações. Para realizar de forma mais ampla o programa foram criados núcleos dentro do Programa.

Núcleo José – Economia Solidaria

Este núcleo é responsável por pensar e articular estratégias para captação de recursos do Vale Social. Dentro deste escopo são responsáveis por promover os bazares, a tarde de arrecadação e buscar outras alternativas de negócios sociais sustentáveis (Investidores para pequenos negócios de até 10 mil reais), possibilidade de implantar microcrédito, nano crédito e outras possibilidades para o sustento de todo o programa.

O nome Jose foi inspirado em três grandes homens: José, pai de Jesus, um trabalhador e exemplo de que é possível prover as necessidades da família. José do Egito, um homem bíblico que com seu trabalho mudou a vida de um povo. E do senhor José Berckenbrock, um homem que em vida lutou pela justiça social e pela transformação das pessoas.

Núcleo Judite – Psicopedagogia Social

Este núcleo é responsável pela entrada das famílias no PROCIS, promover as pesquisas de campo com aplicação do questionário socioeconômico, mapeamento, indicação de novas famílias. Avaliação dos questionários, seleção e aprovação para o programa. Também avaliam cada fase que as famílias cadastradas estão dentro do programa. São responsáveis por repassar as necessidades das famílias para os respectivos núcleos de forma digital.

O nome Judite foi escolhido por ser ela uma mulher bíblica que lutou pelo seu povo (“Tua fé e esperança, jamais deixaram o coração dos judeus, sempre lembraram da tua coragem” ), diz a passagem. O que nos traz o pano de fundo do PROCIS que é transformar por inteiro a vida das famílias cadastradas.

Núcleo Catarina – Educação, Profissionalização, Emprego, Jurídica, Direitos e Deveres

As atribuições deste núcleo são de analisar as realidades das famílias nos campos acima citados e articular estratégias para que o programa possa atender as famílias nestes campos. Também é responsável por definir os temas das rodas de conversas formativas com as famílias, bem como a promoção de cursos educativos profissionalizantes e a busca de integrar ao mercado de trabalho. 

O nome deste núcleo foi inspirado numa grande mulher Santa Catarina que sempre trabalhou em prol dos mais necessitados.

Núcleo Francisco – Casa Comum

Este núcleo tem como atribuições fazer a análise dos principais problemas habitacionais, das casas das famílias através de parcerias, mutirões, análise das realidades (necessidades). Este núcleo também é responsável para criar soluções sustentáveis para as famílias através de orientações sobre: como criar uma horta (criar junto). Higiene, consumo consciente.

O nome deste núcleo foi inspirado no Papa Francisco um homem que tem gerado grandes transformações sociais através de sua vida e missão, especialmente dentro dos estudos da economia de Francisco.

INVESTIDORES DO VALE SOCIAL IPE 

Dentro do PROCIS temos os investidores sociais que são os parceiros que recebem o Vale Social e também nos auxiliam em diversas demandas do programa.

A coordenação geral do PROCIS é realizada por uma equipe integrada composta pelo Presidente do Instituto Alcione Berckenbrock, a coordenadora geral Patricia Melo e demais membros.