O Desenvolvimento socioeconômico tem como fator determinante a qualidade de vida das pessoas. Para analisar as questões que envolvem as condições humanas, o principal marcador é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nele, compreendemos os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

Nos estatutos do IPE encontramos vários pontos que respondem a este pilar, a título de exemplo, citamos o ponto 14: “Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, tendo em vista a proposta da economia solidária.” Este pilar se divide nas seguintes atividades dentro do IPE:

  • Desenvolvimento Social: Projeto da Rede Comunitária que engloba o Vale Social IPE; Banco de Talentos; Jovem Aprendiz; Feira Comunitária e a participação nos Conselhos municipais.
  • Desenvolvimento na Geração de Renda: Bazares, Bingos/Rifas, Cursos Educacionais, Pessoais e Profissionalizantes; Publicidade; Espaço Terapêutico; Feira de Artesãos; Gráfica; Venda de Óleo; Restaurante e outras fontes esporádicas de recursos.