O aspecto sociocultural caracteriza um grupo com diversos contextos, que interferem no desempenho de atividades, refletem os valores, costumes e tradições da sociedade e influenciam nos sistemas de trabalho. Qualquer comunidade humana possui uma realidade sociocultural, composta por elementos diferentes como: língua, etnia, gastronomia, tradições populares, etc. 

Os estatutos do IPE trazem a missão “de preservar os valores históricos e culturais, promovendo a documentação em suas mais variadas formas, inclusive a museologia, incentivando a pesquisa e difundindo as manifestações culturais locais e de outras culturas;” e ainda de “fomentar, criar e manter serviços de formação, educativos e assistenciais que beneficiem crianças e adolescentes carentes, através de cursos, seminários e demais mecanismos para formação de mão-de-obra especializada, buscando integrá-los ao mercado de trabalho, diretamente ou através de parcerias nas suas múltiplas formas.”

Dentro deste contexto, o segundo pilar se apresenta com as seguintes atividades:

  • Atividades educacionais e profissionalizantes: Domésticas e Organize; Contabilidade; Corte e Costura; Desenvolvimento em vendas; Educação financeira; Educação para cidadania e política; Empreendedorismo; Formação ética; Menor/Jovem Aprendiz (1º Emprego); Oficinas de artesanato; Oficinas de dança; Oficinas de música. Apresentamos alguns cursos que o IPE já oferece e outros que podemos oferecer dentro do nosso campo de atuação.
  • Atividades educacionais de orientação: Curso artes aplicadas; Literatura social – Biblioteca; Reforço Escolar; Tecendo Vidas; Pré-vestibular Ipê; Menor aprendiz – dentro da rede comunitária.
  • Atividades culturais, esportivas e de socialização: Grupo de cultivo; Projetos esportivos para escolas/outros; Escotismo – grupo escoteiro Nhandé Rovái; Fomentar a cultura regional (ex. Festas tradicionais).